Detox: período de tempo em que se abstém de substâncias pouco saudáveis e tóxicas para o corpo humano. Este processo (por vezes agressivo) de desintoxicação é uma tendência bastante atual na área da alimentação, seja para mudar de hábitos alimentares, para emagrecer rapidamente ou para ‘limpar’ o organismo de excessos cometidos numa festa ou período de tempo, por exemplo.
Apesar de muitos o defenderem, diversos especialistas consideram que esta não é de todo a melhor forma de cuidar do organismo. Por isso, e como método alternativo menos agressivo, a Times Health aponta algumas formas simples que garantem o bom funcionamento do sistema de filtração natural:
1. Comece o dia com água e limão
Provavelmente já ouviu falar dos benefícios associados a um copo de água morna com umas gotas de limão, que deve ser tomada em jejum assim que se acorda. Desta forma, está a garantir a hidratação necessária ao corpo, ao mesmo tempo que consome cálcio, potássio e magnésio. Adicionalmente, o sumo de limão garante a produção de enzimas por parte do fígado, o que facilita a digestão.
2. Alongue e medite
Estimular a digestão através do yoga, por exemplo, é uma forma de evitar o desconforto digestivo que muitas vezes advém do stress. Por isso, a meditação é também uma boa prática para este propósito.
3. Coma brócolos com frequência
Alimentos ricos em enxofre ajudam a evitar inflamação crónica que associada a problemas cardíacos, diabetes e cancro. Não só os brócolos, mas também couve de bruxelas, cebola e alho são ricos em antioxidantes que protegem o corpo contra inflamações.
4. Esfregue o corpo
Com o corpo seco e uma escova própria, de pelo suave, massage o corpo antes do banho. Esse processo ajuda o corpo a eliminar células mortas e desobstruir os poros, algo essencial para a renovação celular.
5. Aposte no chá
Infusões melhoram a função do fígado e ajudam a limpar o organismo de toxinas. A longo prazo, vários estudos apontam a prevenção de graves problemas como o cancro. Os únicos chás que devem ser evitados, segundo a Times, são aqueles que se vendem como 'chás detox', que prometem diminuir o apetite, já que os seus componentes podem provocar dores de cabeça e agitação.