Um dos efeitos catalogados do uso da marijuana é a fome: depois de usar a droga, regra geral a pessoa tem uma sensação de estômago vazio.
Até há pouco tempo, os cientistas não entendiam muito bem por que essa vontade de comer ocorria, pelo menos até agora. Uma equipa de cientistas franceses publicaram na revista Nature Neuroscience um estudo que está um passo mais perto de descobrir porque quem fuma marijuana sente 'larica'.
Os investigadores descobriram que o efeito da droga em certos receptores cerebrais é semelhante com o que acontece quando saltamos uma refeição. Tal ocorre devido a uma espécie de apuração do olfato, de acordo com a equipa da Universidade de Bordeaux.
No caso dos ratos que participaram na experiência, os receptores ativados depois destes receberem uma injeção de THC, que é o princípio ativo da marijuana, permaneceram na área olfativa do cérebro.
Os cientistas afirmam que apesar de no caso dos seres humanos o processo possa ser algo diferente, que as descobertas nos ratos podem ajudar a desenvolver fármacos para doenças como obesidade e diabetes que beneficiem desses receptores de canabinóides.