Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da clínica Superbom, em declarações à versão brasileira da revista Women's Health, o amendoim está repleto de gorduras boas como o ómega-3, contribui para a diminuir a inflamação no corpo, protege o coração e regula o trânsito intestinal. Adicionalmente, o alimento é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B.
Maureen partilhou ainda com aquela publicação três superbenefícios de comer amendoim:
1. Contribui para a perda de peso
Por conter uma combinação de três macronutrientes, mais especificamente gordura, hidratos de carbono e proteína contribui para o consumo de uma refeição completa. “Ativa o centro cerebral que controla a saciedade e atenua a fome por mais tempo”, diz Cyntia.
2. Ajuda a prevenir o cancro
Por conter fitoesteróides, resveratrol, ácido fítico e ácido fólico, a leguminosa pode ajudar na prevenção do cancro do colorretal. O tumor digestivo é o terceiro cancro mais comum no mundo e um dos que mais mata.
3. Protege contra a demência
O amendoim garante que o organismo recebe as doses de vitamina B3 que necessita para funcionar otimamente, também conhecida como niacina. “O consumo regular dessa substância pode ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo característico da velhice”, conclui a nutricionista.