Há muito que os benefícios do Yoga são conhecidos. A prática desta modalidade fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade, prevenindo a ocorrência de doenças como osteoporose, artrite e problemas coronários, como avança a revista VEJA.
Contudo, as vantagens não ficam por aqui. Recentemente, um grupo de investigadores da Universidade Nacional de Singapura avaliou os efeitos da atividade em homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. A meta-análise baseou-se em 15 pesquisas realizadas nos últimos 20 anos sobre a prática de Yoga.
A meta-análise divulgada no periódico científico Aging & Mental Health apurou que o Yoga é amplamente benéfica para atenuar sintomas de ansiedade e a depressão entre a população mais envelhecida.
De acordo com os especialistas, tal deve-se a fatores específicos. O Yoga consiste na realização de movimentos lentos, gradualmente aprende-se a reduzir o ritmo da respiração e a controlar a ansiedade. Adionalmente, a atividade contribui igualmente para treinar o equilíbrio e evitar quedas.
Mais ainda, ao ser praticado em grupo o Yoga incentiva os idosos a socializarem mais, prevenindo sentimentos de solidão e abandono.
Elisa Kozasa, neurocientista do Hospital Albert Einstein, disse em declarações à revista VEJA: “trata-se de uma forma de interagir com outras pessoas que vivem a mesma fase e que também estão comprometidas em melhorar o seu estilo vida".
Investigadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, estão atualmente a conduzir estudos que mostram os efeitos da Yoga na memória e cognição.