Com a chegada de 2020 talvez tenha decidido começar a levantar-se mais cedo para ir correr ou ir ao ginásio. Todavia, e de acordo com alguns médicos talvez seja mesmo melhor pela sua saúde ficar na cama.
Em declarações à revista Cosmopolitan, o médico neurologista e especialista do sono Guy Meadow's explicou que existe uma correlação forte entre dormir pouco e um maior risco de apresentar um índice de massa gorda mais elevado.
À conversa com a Cosmopolitan disse: "dormir menos de sete ou oito horas por noite está associado a níveis mais elevados de massa gorda".
"Pesquisas sugerem que as pessoas que descansam por menos de seis horas por noite têm um risco 27% superior de sofrer de excesso de peso. Já quem dorme menos de cinco horas apresenta uma probabilidade 73% mais elevada de obesidade".
Quando não descansam por tempo suficiente as hormonas leptina e grelina - responsáveis pela sensação de fome e saciedade - ficam desequilibradas. Ou seja, os indivíduos tendem a sentir mais apetite e sobretudo vontade de comer alimentos ricos em açúcar.
Na décima sétima temporada do programa da BBC 'Trust me, I'm a Doctor' ('Confie em mim, sou médico'), o clínico Michael Mosely também concluiu que o consumo de refrigerantes afeta a produção de grelina.
Adicionalmente, Mosely salientou ainda que aqueles que pretendem cuidar da sua saúde devem dar prioridade ao descanso e a dormir horas suficientes de sono.
Já em 2010, um estudo realizado por investigadores da Universidade de Chicago, no Estados Unidos, havia apurado que entre indivíduos que haviam feito dieta e que ao mesmo tempo haviam dormido pelo menos oito horas por noite, mais de metade da quantidade de peso que tinham perdido era massa gorda.
Entretanto, quando dormiam poucas horas a perda de massa gorda diminuía para apenas um quarto e os voluntários afirmaram também que tinham mais apetite.
Em 2018, um outro grupo de cientistas concluiu que pessoas que dormiam entre sete a nove horas por dia não sentiam tanta fome, relativamente a indivíduos com défice de sono.
Contudo, os médicos alertam que além de dormir horas suficientes deve praticar exercício físico regularmente, já que atividades que estimulam o sistema cardiovascular tais como caminhar, correr ou andar de bicicleta contribuem para perder peso e para a manutenção da saúde do organismo como um todo.