A verdade é que nem todo o colesterol presente no organismo é danoso para a saúde. Existem dois tipos de colesterol o HDL (colesterol ‘bom’) e o LDL (colesterol ‘mau’), que aumenta o risco de incidência de ataques cardíacos ou derrames. Segundo os médicos, ingerir uma alimentação saudável, pobre em açúcares e gorduras, e a prática regular de exercício físico são a melhor solução para diminuir os níveis de LDL.
Todavia, e de acordo com a publicação britânica Express, há uma outra opção que apesar de não excluir as duas mencionadas acima pode ajudar a controlar o colesterol – e é nada mais nada menos do que tomar suplementos à base de extrato de alcachofra.
O jornal refere um estudo que incluiu 700 voluntários que tomaram extrato de folha de alcachofra durante 13 semanas e registaram uma diminuição total nos níveis de colesterol e de LDL.
Já num outro estudo que analisou 143 adultos que sofriam de hipercolesterolemia estes assistiram a uma redução de entre 18.5% até 22.9% na diminuição do LDL.
O Express explica que o extrato de alcachofra contém luteolina, um antioxidante que previne a formação do colesterol na corrente sanguínea.