Estudo relaciona burnout a batimentos cardíacos potencialmente mortais

A fibrilhação auricular é o distúrbio do ritmo cardíaco mais comum e a principal causa de acidente vascular cerebral na Europa e nos Estados Unidos.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
14/01/2020 17:00 ‧ 14/01/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Burnout

Um novo estudo, publicado esta segunda-feira no European Journal of Preventative Cardiology e citado pela CNN, afirma que quem se encontra em exaustão física e mental profunda - também conhecida por burnout - pode estar em maior risco de ter um batimento cardíaco irregular e potencialmente fatal. 

A fibrilhação auricular é o distúrbio do ritmo cardíaco mais comum e a principal causa de acidente vascular cerebral na Europa e nos Estados Unidos. Para alguns, os sinais de alarme são a dor no peito, palpitações, falta de ar e fadiga. Mas para outros, não existem sintomas, trata-se de um 'assassino' silencioso.

Segundo o estudo, o stress e a exaustão crónicos podem ser um fator-chave no desenvolvimento da doença.

"Sabemos que o stress pode causar outros tipos de doenças cardíacas, mas este é o primeiro estudo a realmente ligar a exaustão a um aumento do risco de arritmia cardíaca", disse o autor do estudo, Dr. Parveen Garg, professor associado de medicina clínica na Universidade do Sul da Califórnia, citado pela CNN

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas