Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Kingston em Londres, no Reino Unido, e divulgado pela revista Galileu, alerta que fazer a cama pode ser prejudicial para a saúde do organismo.
O estudo baseia-se no facto que ao fazer a cama, por se tratar de um ambiente quente, húmido e escuro está a criar as condições ideais para a procriação de bactérias e de ácaros.
E hoje fez a sua cama? Se a resposta é sim, os cientistas estimam que cerca 1,5 milhões destes microorganismos estejam neste momento a viver e a 'prosperar' no seu colchão. Bichos estes que estão por trás de inúmeras alergias, que se manifestam através de tosse, espirros e dores de garganta.
Todavia, caso deixe a cama desarrumada e a deixe 'respirar' esses números assustadores tendem a diminuir durante o dia.
“Sabemos que os ácaros só conseguem sobreviver absorvendo água da atmosfera e utilizando pequenas glândulas do corpo humano”, afirmou o líder da pesquisa Stephen Pretlove. “Às vezes, simplesmente deixar a cama desarrumada durante o dia pode ajudar a remover a humidade dos lençóis e do colchão, de forma a que os ácaros fiquem desidratados e morram".