'Diabetes. O que posso comer?'. Um livro que desconstrói mitos
A sessão de lançamento realiza-se na próxima terça-feira, dia 21 de janeiro, pelas 19h.
© iStock
Lifestyle Livros
Atenta à problemática da diabetes, a LIDEL Saúde e Bem-Estar e o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna apresentam o livro 'Diabetes – O que posso comer?', que tem como principal finalidade "prevenir e reforçar a importância de uma alimentação cuidada e rigorosa para manter a diabetes controlada", dizem em comunicado.
Sob a coordenação dos médicos especialistas em Medicina Interna, Dr. Estevão Pape e Dra. Edite Nascimento, o novo livro conta também com o know-how e experiência clínica das nutricionistas Mariana Afra Pedro, Paula Cristina Almeida e Vera Ruivo Dias.
Diariamente, quem é diabético tem de tomar decisões sobre o que (pode) comer que influencia diretamente a sua saúde no presente e no futuro, pois só o tratamento com medicamentos não é suficiente para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.
Segundo os autores, a arte de manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados consiste em conciliar uma alimentação equilibrada com a satisfação pela comida e pelo ato de comer. "Investir em refeições simples, saborosas e variadas; beber água, evitando o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas; preferir o consumo de hidratos de carbono com alto teor de fibras e menor índice glicémico como vegetais, legumes e fruta, são alguns cuidados determinantes", reforçam.
Para além de conselhos úteis, o novo livro desmistifica questões como:
- O mel não faz mal à diabetes porque é um açúcar natural (Mito)
- Os adoçantes são piores para a saúde do que o açúcar (Mito)
- As pessoas com diabetes não podem comer cenoura (Mito)
- A diabetes é consequência da ingestão de doces (Mito)
- A diabetes promove a perda de peso (Pode ser verdade)
- A fruta pode ser comida sem controlo (Mito)
- A canela controla a diabetes (Pode ser verdade)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com