Quando foi a última vez que trocou a sua toalha de banho ou de rosto? A verdade é que uma toalha húmida aumenta o risco dos indivíduos que as usam de serem contagiados com vírus e bactérias, afetando consequentemente o sistema imunitário e saúde, aponta a publicação e-konomista.
Segundo os especialistas em bacteriologia, higiene e segurança, o tempo máximo de uso de uma toalha são apenas dois dias. Após esse período de tempo, deve lavar as toalhas com água quente e com lixívia delicada, à base de oxigénio ativo.
Adicionalmente, é imperativo que entre as lavagens e após o uso deixe as toalhas a secar ao ar livre de modo a dificultar a propagação de bactérias – já que a humidade é o habitat ideal para estes microorganismos se multiplicarem.
Ou seja, quando se limpa com uma toalha húmida está a esfregar em si próprio milhares de micróbios e células mortas, e se por exemplo tiver um corte ou uma ferida aberta está a infetá-la ainda mais. Adicionalmente, se sofre de acne ao passar uma toalha húmida ou suja na cara só estará a agravar o problema.