Conforme foi divulgado pela publicação Hypescience, o médico, sexólogo e cientista australiano Juan Semo apurou que existe nos homens uma conexão entre baixos níveis de testosterona e má qualidade do sono. Mais ainda, há igualmente uma correlação sólida entre a apnéia do sono com o desenvolvimento de impotência sexual nos homens – tratando-se infelizmente de um problema bastante comum.
Nesse sentido, Juan descobriu o motivo científico que justifica o ‘virar-se para o lado e adormecer’ que comummente atinge os homens após o ato sexual e segundo o sexólogo não se trata de uma tentativa grosseira de fugir à intimidade e partilha de carinhos e sentimentos…
Cientificamente falando após o orgasmo, o organismo dos homens produz um poderoso cocktail de hormonas e neurotransmissores que os deixam profundamente relaxados e sonolentos. A prolactina, é de acordo com Juan, a principal hormona envolvida nesse processo.
“Esta hormona parece estar ligada à satisfação sexual e também pode ser responsável pelo tempo de recuperação que o homem necessita antes de começar novamente a atividade sexual”, afirma o médico.