Num novo estudo, publicado no Nature Scientific Reports, os investigadores compararam os efeitos da cafeína e do exercício na memória de trabalho (um componente cognitivo ligado à memória, que permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada) e concluíram que o exercício pode ser tão bom para a mente quanto para o corpo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cafeína é uma das “substâncias psicoativas mais amplamente usadas” no mundo. E é verdade que consumir uma dose regular de cafeína pode ter um efeito positivo na saúde. Estudos relacionaram a cafeína a tudo, desde a memória de longo prazo até ao combate de doenças. Mas o excesso pode ter consequências.
Os efeitos colaterais do excesso de cafeína
- insónia
- dor de cabeça
- aumento da frequência cardíaca
- ansiedade
- dor de estômago
- tremores musculares
Por que o exercício é melhor que o café
Os resultados do estudo mostraram que tanto o exercício quanto a cafeína têm um efeito semelhante. As melhorias na memória de trabalho dos participantes foram equivalentes depois de passarem 20 minutos em numa passadeira e consumir uma única dose de cafeína.
O principal argumento deste estudo é que o exercício, com todos os seus benefícios a longo prazo, pode ajudar a melhorar o humor e o foco, tanto quanto a cafeína. As descobertas são ainda mais significativas, considerando os efeitos colaterais dos sintomas de excesso e abstinência de cafeína.