Uma dieta vegetariana pode ajudar a evitar infeções do trato urinário? Um estudo publicado na revista Scientific Reports, realizado com budistas de Taiwan, revelou uma ligação entre alimentos à base de plantas e um menor risco de infeções do trato urinário.
Chin-Lon Lin, do Departamento de Cardiologia do Hospital Dalin Tzu Chi, em Taiwan, é o autor principal do estudo. Lin e a sua equipa explicam no artigo que a bactéria Escherichia coli causa a maioria das infeções. Alguns estudos recentes descobriram que as cepas de E. coli que levam às infeções urinárias são diferentes das cepas intestinais e das cepas normais, e provavelmente estão presentes na carne.
Portanto, os investigadores levantaram a hipótese de que, como os vegetarianos não comem carne, eles devem estar menos expostos às cepas de E. coli causadoras de infeção.
Para examinar a ligação entre as dietas vegetarianas e o risco de desenvolver infeções urinárias, os investigadores realizaram um estudo prospectivo de 9.724 budistas entre 2005 e 2014.
O estudo descobriu que a dieta vegetariana estava associada a um risco 16% menor de desenvolver uma infeção urinária. Mais especificamente, dos 3.040 vegetarianos, 217 desenvolveram uma infeção. Dos 6.684 não vegetarianos, 444 desenvolveram uma infeção.
Leia Também: Estes vegetais são 'obrigatórios' numa dieta vegan