Contudo este hábito, visto como arbitrário, conforme explica uma reportagem divulgada pela BBC, está atualmente a ser questionado pelas autoridades de saúde de diversos países. Sendo que alguns baseiam-se em razões de saúde e de higiene; enquanto outros, na igualdade de direitos entre géneros.
Se por um lado, urinar em pé é um processo extremamente fácil e prático para os homens; por outro lado, há especialistas que acreditam que a posição do corpo pode influenciar o volume do fluxo de urina, os chamados parâmetros urodinâmicos.
De pé ou sentado? Eis a questão
Conforme explica a BBC, a capacidade máxima da bexiga situa-se entre os 300 e 600 mililitros (ml). Geralmente, urinamos quando a bexiga está cheia em até dois terços desse espaço.
Para que esta seja esvaziada na totalidade, é essencial ter um sistema de controle nervoso intacto, que alerta quando é necessário urinar, além de reter a urina até chegarmos ao WC.
No momento em que o corpo se encontra numa posição confortável, o esfíncter da bexiga e os músculos do assoalho pélvico relaxam. Simultaneamente, a bexiga contrai-se e esvazia.
Todavia, os homens podem sofrer dificuldades temporárias ou permanentes ao urinar.
O periódico científico Plos One publicou um estudo que revelou que homens com próstata inflamada, problema que obstruí a passagem da urina, podem apresentar melhorias caso façam xixi sentados.
O estudo comparou os parâmetros urodinâmicos de homens saudáveis e outros com sintomas do trato urinário inferior, uma série de problemas que afetam o enchimento e o esvaziamento da bexiga. Os investigadores apuraram que em homens com esses sintomas, a posição sentada registava um perfil urodinâmico mais favorável — o tempo que passavam a urinar também era menor.
No entanto, em homens saudáveis, os resultados não mostraram diferenças entre as posições em pé e sentado, assim, a questão não pôde ser concluída apenas com base em argumentos urodinâmicos.
De facto, várias instituições, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), recomendam que os homens que têm problemas para urinar se sentem. Entretanto, também existem teorias de que sentar-se para fazer xixi pode prevenir complicações, como o cancro de próstata, além de proporcionar aos homens uma vida sexual mais ativa. Ainda assim, até ao momento não existem provas científicas que sustentem essas ideias.