É mais saudável para os homens urinar de pé ou sentados? Ciência responde

Em grande parte das culturas ocidentais, as crianças aprendem de tenra idade que os meninos fazem xixi em pé e as meninas, sentadas.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
11/02/2020 09:30 ‧ 11/02/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Bexiga e próstata

Contudo este hábito, visto como arbitrário, conforme explica uma reportagem divulgada pela BBC, está atualmente a ser questionado pelas autoridades de saúde de diversos países. Sendo que alguns baseiam-se em razões de saúde e de higiene; enquanto outros, na igualdade de direitos entre géneros.

Se por um lado, urinar em pé é um processo extremamente fácil e prático para os homens; por outro lado, há especialistas que acreditam que a posição do corpo pode influenciar o volume do fluxo de urina, os chamados parâmetros urodinâmicos.

De pé ou sentado? Eis a questão

Conforme explica a BBC, a capacidade máxima da bexiga situa-se entre os 300 e 600 mililitros (ml). Geralmente, urinamos quando a bexiga está cheia em até dois terços desse espaço.

Para que esta seja esvaziada na totalidade, é essencial ter um sistema de controle nervoso intacto, que alerta quando é necessário urinar, além de reter a urina até chegarmos ao WC.

No momento em que o corpo se encontra numa posição confortável, o esfíncter da bexiga e os músculos do assoalho pélvico relaxam. Simultaneamente, a bexiga contrai-se e esvazia.

Todavia, os homens podem sofrer dificuldades temporárias ou permanentes ao urinar.

O periódico científico Plos One publicou um estudo que revelou que homens com próstata inflamada, problema que obstruí a passagem da urina, podem apresentar melhorias caso façam xixi sentados.

O estudo comparou os parâmetros urodinâmicos de homens saudáveis e outros com sintomas do trato urinário inferior, uma série de problemas que afetam o enchimento e o esvaziamento da bexiga. Os investigadores apuraram que em homens com esses sintomas, a posição sentada registava um perfil urodinâmico mais favorável — o tempo que passavam a urinar também era menor.

No entanto, em homens saudáveis, os resultados não mostraram diferenças entre as posições em pé e sentado, assim, a questão não pôde ser concluída apenas com base em argumentos urodinâmicos.

De facto, várias instituições, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), recomendam que os homens que têm problemas para urinar se sentem. Entretanto, também existem teorias de que sentar-se para fazer xixi pode prevenir complicações, como o cancro de próstata, além de proporcionar aos homens uma vida sexual mais ativa. Ainda assim, até ao momento não existem provas científicas que sustentem essas ideias.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas