Seja porque sofre de alergias ou porque está a olhar para o ecrã de um computador o dia todo, às vezes nada parece mais satisfatório do que esfregar bem os olhos. E há uma razão: esfregar os olhos estimula o nervo vago, o que pode desacelerar os batimentos cardíacos e aliviar o stress. Mas fazê-lo com muita frequência e muito vigorosamente pode resultar em danos, inclusive exacerbando as condições existentes e aumentando o risco de infeção.
Pode aumentar o risco de uma doença ocular grave
A fricção nos olhos pode resultar no enfraquecimento ou distorção da córnea. Se o dano for grave o suficiente, poderá precisar de um transplante de córnea.
Pode piorar a miopia
Esfregar os olhos resulta em pior visão para pessoas com miopia progressiva.
Pode aumentar o risco de infeção
Não importa com que frequência lave as mãos, elas acumulam milhares de germes todos os dias. Tocar nos olhos com as mãos pode transferir bactérias que podem causar conjuntivite, por exemplo.
A pálpebra pode descair
Esfregar os olhos pode ferir mais do que os próprios olhos. Com o tempo, a pálpebra pode perder a elasticidade.
Olhos vermelhos e olheiras
Se esfregar os olhos com muita força poderá rebentar pequenos vasos sanguíneos, o que pode resultar em olhos com sangue. As olheiras podem aparecer devido à inflamação causada pela fricção contínua das pálpebras.