Há alimentos que não só dificultam a perda de peso, como também são prejudiciais para a saúde, sobretudo para fígado – sendo este um dos órgãos mais importantes do corpo humano, explica uma peça avançada pelo jornal britânico Metro.
Descubra quais são os alimentos aos quais deve dizer não, ou pelo menos reduzir a sua ingestão. Cuide-se.
Açúcar
Todo o tipo de doces podem prejudicar o normal funcionamento do fígado, já que o órgão tem a seu cargo converter o açúcar em gordura. Ao exagerar, o próprio fígado engorda excessivamente, o que poderá dar origem ao desenvolvimento de uma doença hepática gordurosa.
Álcool
Não é novidade. Beber em demasia pode causar danos irreparáveis ao fígado e provocar cirrose. Inclusive, como explica o jornal Metro, as chamadas bebedeiras ocasionais (quatro bebidas para mulheres e cinco para homens) podem ser prejudiciais. Restrinja-se a uma bebida por dia, se for mulher, ou duas, se for homem.
Alimentos ricos em gordura
Os alimentos ricos em gordura saturada dificultam o trabalho do fígado e, com o tempo, pode levar à inflamação do órgão.
Sal
Sim, o corpo necessita de sal, mas com muita moderação. Estudos apontam que ingerir um regime alimentar abundante em sódio pode causar fibrose, sendo este o estágio inicial da inflamação do fígado. Evite comer alimentos processados e enlatados.
Salgados
O problema dos salgados, é como o nome indica estão carregadíssimos de sal, açúcar e gordura. Opte por comer snacks mais saudáveis, como fruta, frutos secos, queijo fresco ou um iogurte.