Os gatos podem ser hábeis a manterem-se limpos, a cair sempre de pé e a correrem sempre que ouvem o som do dono a preparar comida, mas será que reconhecem os seus próprios nomes? Quando chama o nome deles e eles realmente vêm, é porque entendem o que disse?
“Embora os gatos nem sempre entendam o que estamos a dizer, eles são capazes de associar sons a resultados bons ou maus", diz Mikel Delgado, especialista em comportamento dos gatos, à Reader's Digest. “Quando fala com o seu gato, ele provavelmente responde mais ao seu tom de voz. As pessoas tendem a conversar com os seus animais de estimação em vozes mais agudas".
Os gatos também podem reconhecer ruídos que indicam comida ou atenção. Pode ser a porta da despensa a abrir ou o som do seu carro a entrar na garagem. Eles associam esses sons a uma experiência positiva e aprendem a reconhecer o que estes querem dizer.
Os gatos sabem o seu nome?
Um estudo de 2019 descobriu que os gatos respondem mais ao som do seu próprio nome do que qualquer outra palavra. Para chegar a esta conclusão, os investigadores disseram ao gato quatro palavras diferentes, com o mesmo comprimento e os mesmos sotaques. O gato reagia de maneira diferente ao ouvir o seu próprio nome, conseguindo diferenciá-lo de outras palavras.
Leia Também: Alguns gatos enterram as suas fezes. Entenda porquê