Dieta ‘low carb’, dieta cetogênica ou Keto – são vários os nomes pelos quais este tipo de regime alimentar extremamente popular é conhecido, como aponta um artigo divulgado pela revista norte-americana Vogue.
Apesar dos hidratos de carbono serem a principal fonte de energia para o ótimo funcionamento do organismo, a verdade é que quando ingeridos em excesso transformam-se em açúcar na corrente sanguínea.
“O organismo irá armazenar essa grande quantidade e irá transformá-la em gordura”, explica a nutricionista Thaise Costa, em declarações à Vogue.
Conforme o nome indica – ‘low carb’ - esta dieta passa pela restrição do consumo de hidratos, dando ao invés preferência à ingestão de alimentos abundantes em proteína, gorduras e fibras.
“Trata-se de uma dieta segura e eficaz, desde que haja um acompanhamento de um nutricionista de modo a auxiliar na melhor forma de substituir certos alimentos, a fim de não causar um défice de nutrientes no corpo”, recomenda Thaise.
Eis seis benefícios da dieta Keto:
1 – Não terá fome Esta dieta inclui a ingestão de alimentos que aumentam a sensação de saciedade, como gorduras boas, vegetais, proteínas e fibras.
2 – Diga adeus à gordura localizada A dieta ‘low carb’ acelera o processo de emagrecimento, isto porque, como aponta a Vogue, garante a eliminação da gordura – proveniente dos hidratos de carbono – em vez da perda de músculo.
3 – Pressão arterial controlada “Ingerir uma baixa quantidade de hidratos auxilia no controlo da pressão sanguínea, já que ocorre a diminuição da ingestão de glicose no organismo, principalmente para os que sofrem com esse fator elevado e que estão propensos a ter problemas como ataques cardíacos, derrames e falência renal”, conta a nutricionista.
4 – Redução nos níveis de triglicéridos Os triglicéridos são moléculas compostas por açúcares que existem no organismo. Ao diminuir a ingestão de açúcares e carboidratos, dá-se uma redução tremenda nos níveis de triglicéridos. “Quanto maior a taxa de açúcar no sangue, maior a taxa de triglicéridos”, alerta Thaise Costa.
5 – Redução de insulina e glicémia A dieta cetogénica é ideal sobretudo para quem sofre de diabete ou de distúrbios metabólicos. A diminuição dos níveis de hidratos no organismo contribui para o controlo dos picos de insulina no sangue.
6 – Reduz o colesterol Devido ao seu alto teor em gorduras boas, o regime alimentar potencializa o aumento dos índices de colesterol ‘bom’ (HDL), que tem um efeito de proteção para o coração, e para a diminuição dos níveis de colesterol ‘mau’ (LDL).