No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Ampliphar relembra que a prevalência da osteoporose na população feminina com mais de 65 anos é de 50%, sendo que, 20% das mulheres com fratura na anca acaba por morrer um ano depois. A doença afeta cerca de 800 mil pessoas em Portugal e mais de 200 milhões em todo o mundo. A osteoporose é tão mortal como o cancro da mama.
A Ampliphar - empresa de referência na área da saúde, 100% focada no segmento dos cuidados de saúde (Selfcare) -, sublinha a existência de estudos que revelam que a ingestão de fitatos está relacionada com menor perda óssea e menos risco de fraturas, apontando o Win-Fit Osteo como uma abordagem inovadora e segura para o bem-estar ósseo e prevenção da osteoporose, um suplemento à base de fitato, substância obtida a partir do arroz integral (extrato de Oryza sativa), e vitamina D.
De acordo com a Ampliphar, esta composição resulta de vários anos de investigação universitária efetuada por uma equipa reconhecida no estudo dos processos de biomineralização. As pesquisas culminaram na obtenção de uma patente internacional que alega a utilização desta substância (fitato) em produtos para o bem-estar ósseo e a prevenção da osteoporose.
Segundo informação recolhida junto da Ampliphar, “verificou-se que baixos níveis de fitatos no organismo estão correlacionados com baixa densidade óssea e maior risco de fratura, pelo que é importante a regularização dos níveis de fitatos".
Dados sobre a osteoporose
A osteoporose afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que 800 mil pessoas sofram da doença, tendo maior incidência nas mulheres após a menopausa. Dados da Associação Nacional contra a Osteoporose (APOROS), revelam que a osteoporose está na origem de cerca de 50 mil fraturas por ano. Todos os anos, há mais de 8,9 milhões de fraturas no mundo, ou seja, de três em três segundos, acontece uma fratura por osteoporose. A prevenção é, por isso, uma das palavras de ordem no combate à doença.
Sobre a osteoporose
A osteoporose é uma doença silenciosa caraterizada pela redução da massa óssea e da resistência mecânica, tornando os ossos mais frágeis e propensos a fraturas. É a principal causa de fraturas ósseas graves em mulheres pós-menopáusicas e em indivíduos idosos, que representa um grave problema de saúde pública, devido à sua elevada prevalência, às consequências médicas que acarretam, à diminuição da qualidade de vida e aos custos económicos e sociais que comportam.