Uma equipa de investigadores do Hospital de Zhongda, na China, recomenda que doentes com Covid-19 repensem a posição que escolhem para dormir, de modo a aliviar os sintomas provocados pelo vírus.
O estudo chinês, divulgado pela associação American Thoracic Society’s, examinou 12 pacientes ligados a ventiladores, e apurou que dormir de barriga para baixo coloca menos pressão nos pulmões.
O professor Haibo Qiu, que liderou a pesquisa, disse: "este estudo é a primeira descrição pormenorizada do comportamento dos pulmões em doentes com Covid-19 grave, que requerem o uso de ventilação mecânica e a receção de pressão positiva".
"Indica ainda que alguns pacientes não respondem positivamente a pressão positiva elevada e que respondem melhor estando na posição de bruços na cama (de barriga para baixo)", acrescentou.
Apesar do estudo ter avaliado apenas 12 indivíduos, os investigadores esperam que os dados apurados encorajem quem está a experienciar os primeiros sintomas do novo coronavírus a repensar a posição em que dormem.
A professora Chun Pan, co-autora do estudo, afirmou: "trata-se somente da análise de um grupo pequeno de doentes, mas a nossa pesquisa mostra que os pulmões destes doentes não reabriram quando expostos a pressão positiva elevada e que pode ser danoso para a sua saúde tentar aumentar a pressão".
"Ao invés, o estado dos pulmões melhora quando o paciente está deitado de bruços".
"Tendo em conta que se trata de uma ação simples e fazível por todos, é importante que os médicos tenham isso em atenção sobretudo em doentes que necessitam de estar ligados a ventiladores mecânicos", concluiu Chun Pan.