Além dos sintomas mais conhecidos, divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como febre, tosse seca persistente e dificuldades respiratórias, indivíduos infetados com o vírus potencialmente fatal podem ficar também com os olhos extremamente vermelhos, como se tivessem a experienciar uma reação alérgica.
Chelsey Earnest, enfermeira no lar Life Care Center, em Washington, nos Estados Unidos, disse à CNN que para ela, os olhos são "o fator mais importante" quando se trata de identificar sintomas do novo coronavírus.
"Trata-se de algo no qual reparei em todos os meus pacientes. Têm algo como se... se tratasse de uma alergia nos olhos. A parte branca do olho não fica propriamente vermelha. É como se existisse, ao invés, uma sombra vermelha no exterior dos olhos".
O que diz a Direção-Geral de Saúde?
O site da Direção-Geral de Saúde (DGS), não menciona a vermelhidão ocular como possível indicador de infeção pelo novo coronavírus, e aponta relativamente aos sintomas da Covid-19, que: "a maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados - febre (T>37,5ºC); tosse; dificuldade respiratória (falta de ar)".
Sendo que nos casos mais graves: "pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas", pode ler-se na página online da DGS.
Leia Também: Covid-19: Treze sintomas relatados por sobreviventes do novo coronavírus