Face à pandemia Covid-19, a Lusíadas Saúde acaba de criar uma linha de apoio psicológico destinada aos profissionais de saúde e seus familiares. Trata-se de uma linha de atendimento telefónico e, sempre que necessário, será feito o encaminhamento para consultas de Psicologia ou Psiquiatria.
"A sensação de insegurança no local de trabalho, o medo de infeção ou de ser o transmissor da infeção a terceiros, as alterações emocionais, a exaustão física e a culpabilização pela dificuldade de articular as exigências profissionais e familiares são alguns dos desafios enfrentados todos os dias pelos profissionais de saúde e que motivaram a criação deste novo serviço", refere a Lusíadas Saúde em comunicado.
Segundo Eduarda Reis, presidente do Conselho Médico da Lusíadas Saúde, “os profissionais de saúde vivem atualmente momentos de muita ansiedade e enfrentam enormes desafios a nível profissional e familiar. O cansaço, a angústia e a incerteza são fatores que contribuem para o aumento da ansiedade e sentimos que era necessário fazer alguma coisa que pudesse anular ou atenuar o impacto psicológico desta pandemia. Para além dos nossos profissionais de saúde, que têm sido incansáveis, sabemos que as suas famílias também saem afetadas de toda esta situação, o que nos levou ao alargamento desta linha de apoio também aos familiares”.
Assim, o novo serviço de apoio psicológico aos profissionais de saúde e familiares funciona todos os dias úteis, das 9h às 21h, e conta com uma equipa de especialistas das áreas de Psiquiatria e Psicologia, coordenados pelos psiquiatras Pedro Cintra (Hospital de Cascais) e Ana Peixinho (Hospital Lusíadas Lisboa), que garantem a articulação necessária no acompanhamento de todos os casos.
Além do novo serviço de apoio psicológico, a Lusíadas Saúde tem vindo ainda a partilhar diversas dicas e estratégias com os seus profissionais de saúde para ajudar a gerir melhor os momentos de stresse.