Novas pesquisas sugerem que comer tofu e outros alimentos à base de soja pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária.
As descobertas, publicadas na revista Circulation, fornecem mais informações sobre os benefícios das isoflavonas para a saúde, um tipo de composto presente naturalmente em alguns alimentos à base de plantas. Alimentos à base de soja, como o tofu, são ricos em isoflavonas.
O estudo baseou-se em dados de três outros estudos que incluíram um total de 168.474 mulheres e 42.226 homens, e cada um acompanhou os participantes por mais de 20 anos. Os participantes não tinham doenças cardíacas ou cancro no início dos estudos.
Após análise dos dados, o estudo constatou que, em geral, uma maior ingestão de isoflavonas estava associada a uma redução moderada no risco de doença cardíaca. Essa associação também se verificou para o tofu, já que a equipa analisou esse alimento de forma independente.
O estudo também descobriu que os benefícios de comer tofu eram particularmente relevantes para as mulheres antes da menopausa. Após a menopausa, os investigadores observaram apenas uma associação clara entre o consumo de tofu e o risco reduzido de doenças cardíacas em mulheres que não estavam em terapia hormonal.