De acordo com informações divulgadas por médicos do Hospital de Hong Kong, na China, quem sofreu de Covid-19, pode ficar com danos permanentes nos pulmões.
Os profissionais daquela unidade de saúde detetaram uma redução da capacidade pulmonar nos doentes que ficaram curados após contraírem a Covid-19. Registando uma maior dificuldade em respirar e uma perda de folêgo mais acentuada ao fazerem atividades físicas, como simples caminhadas.
Owen Tsang Tak-yin, diretor do Hospital Princess Margaret, em Kwai Chung, disse em declarações ao jornal South China Morning Post, que os médicos já realizaram consultas de acompanhamento em pelo menos uma dúzia de indivíduos que recuperaram da infeção provocada pelo Sars-coV-2. E que entre esses, três ex-pacientes afirmaram não serem capazes de levar a cabo atividades físicas que executavam facilmente antes da doença.
"Ofegam se caminham um pouco mais rapidamente", disse Tsang. "Alguns pacientes podem ter uma queda de 20% a 30% na função pulmonar".
Os médicos pretendem agora submeter esses indivíduos a exames mais elaborados de modo a determinar o nível de função pulmonar que estes ainda preservam.