Uma libido baixa afeta o desejo sexual e pode também ter efeitos na auto-estima e no bom funcionamento do casal. A primeira coisa que deve fazer, é consultar um especialista. Mas, uma vez em casa, estas dicas podem ajudar a fazer a diferença.
- O exercício físico aumenta a libido pois estimula a liberação de endorfina, hormona responsável pelo prazer.
- Dormir bem. A falta de sono interfere negativamente na vida sexual, já que interfere com neurotransmissores e hormonas.
- Apanhe sol à varanda. Se tiver uma varanda, aproveite-a! A exposição ao sol não só favorece a produção de testosterona, como a sua carência prejudica a produção de estrogénio.
- Os alimentos afrodisíacos possuem nutrientes com propriedades estimulantes e que, por isso, aumentam a produção de hormonas sexuais e melhoram a libido.
- Chocolate: O cacau contém feniletilamina química, um estimulante que produz dopamina no cérebro e potencia sensações de bem-estar e de prazer.
- Açafrão: Deixa a região da pélvis mais sensível, aumentando a sensação de prazer.
- Malaguetas: O composto químico presente nas malaguetas chama-se capsaicinaa e potencia a circulação e mantém o sangue a palpitar.
- Mel: Rico em vitamina B (que ajuda na produção de testosterona) o mel pode fomentar o desejo sexual.
- Castanhas, nozes e amêndoas: estimulam a circulação e aumentam a lubrificação.
- Melancia: A citrulina aumenta o óxido nítrico que expande os vasos sanguíneos para melhor circulação, o que contribui para o aumento do desejo.