Com muitos profissionais de saúde da linha de frente a utilizar máscaras faciais de proteção contra a Covid-19 durante a maior parte do dia, alguns estão a sofrer danos na pele, alerta a publicação científica Medical News Today. Os autores de um artigo recente sobre o tópico oferecem alguns conselhos para proteger a pele.
As máscaras precisam de estar encaixadas confortavelmente no rosto do utilizador e devem fechar bem ao redor do nariz para garantir que oferecem a máxima proteção. No entanto, num ambiente de stress e, às vezes, quente, isso pode causar desconforto e danos à pele.
O estudo investigou esse tipo de danos na pele em detalhe. Uma das autoras do artigo, Karen Ousey, da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, explica: “Os utilizadores estão a suar por baixo das máscaras, e isso causa fricção, causando danos de pressão no nariz e nas bochechas. Isso pode levar a uma possível infeção”.
Karen Ousey aconselha os profissionais de saúde e as pessoas que utilizam máscaras durante um longo período de tempo a manterem pele bem hidratada. As pessoas devem aplicar um creme pelo menos 30 minutos antes de colocar a máscara. E faz outra sugestão. “Acreditamos que a pressão da máscara deve ser aliviada a cada duas horas. Afasta-se do paciente, alivia a pressão num local seguro e limpa a pele novamente”, diz citada pela Medical News Today. O mesmo deve ser feito pelos trabalhadores de supermercado, por exemplo.