Febre, tosse seca persistente e falta de ar ou dor ao respirar são os sintomas mais comuns detetatos em pessoas infetadas com o novo coronavírus.
Contudo, e conforme avança um artigo publicado na CNN, existem outros sinais de alarme - muito semelhantes aos de uma simples constipação ou gripe, e outros ainda mais invulgares.
Qualquer sintoma pode manifestar-se entre dois a 14 dias após o momento da infeção, segundo a organização governamental norte-americana Centers for Disease Control and Prevention.
Eis, de acordo com a CNN, dez sintomas indicadores de que você ou um amigo ou familiar podem estar a sofrer de Covid-19. Muita atenção.
1. Falta de ar ou sensação de dor no peito ao respirar;
2. Febre;
3. Tosse seca persistente (sem a presença de muco);
4. Arrepios e dores musculares;
5. Confusão mental e desorientação;
6. Problemas gastrointestinais - incluindo dor de barriga e diarreia;
7. Conjuntivite ou vermelhidão ocular;
8. Perda de olfato e paladar;
9. Fadiga (fora do normal e sem explicação aparente);
10. Dor de cabeça, garganta irritada e congestão nasal.
William Schaffner, professor de medicina preventiva e de doenças infeciosas na Faculdade de Medicina da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, disse em declarações à CNN: "enfatizo que pessoas que sofram de um pequeno conjunto de sintomas extremamente importantes e impactantes para a saúde - que incluem febre e qualquer coisa relacionada o trato respiratório inferior tal como tosse ou dificuldades respiratórias - devem procurar assistência médica de modo a serem testadas para o novo coronavírus".
Se estiver a experienciar sintomas contacte a linha de atendimento do Serviço Nacional de Saúde – SNS24 808 24 24 24.