Covid-19. Colocar máscaras em bebés e crianças pequenas "pode ser fatal"

Especialistas avisam os pais e cuidadores para os riscos de colocar máscaras em bebés ou em crianças pequenas, alertando que a prática "pode ser fatal".

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
23/04/2020 10:15 ‧ 23/04/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Covid-19 e uso de máscara

Em declarações ao jornal britânico The Sun Online, o médico pediatra e de clínica geral Daniel Atkinson no Treated.com, disse: "existem riscos associados a bebés e crianças que usam máscara". 

"Por exemplo, as crianças têm vias respiratórias mais pequenas, que por sua vez vão ter de trabalhar mais arduamente para receberem oxigénio através da máscara colocada no rosto".  

"E há ainda o risco adicional do bebé tentar remover a máscara, e desta ficar presa e poder por sua vez provocar algum tipo de ferimento", explica Atkinson. 

Entretanto, outra especialista alerta que colocar máscara nas crianças pode fazer com que estas acabem por tocar mais no rosto. 

Podendo assim ter o efeito oposto do desejado, e aumentando a probabilidade da criança contrair Covid-19. 

A médica de clínica geral Philippa Kaye, esclareceu: "crianças com menos de dois anos vão tocar constantemente na face e na máscara, tornando-a menos eficaz, além do risco das suas pequenas vias nasais não conseguirem receber oxigénio suficiente - por favor evite!". 

Ao invés de recorrer ao uso de máscaras, os investigadores aconselham que a toma de outras medidas preventivas podem ser amplamente mais eficazes para proteger os mais novos.

Daniel Atkinson acrescentou: "existem outras formas, mais eficientes e menos arriscadas para proteger as crianças de ficarem infetadas com o novo coronavírus, que consistem em garantir que ficam em casa o quanto mais possível, que você e eles se mantenham pelo menos a dois metros de pessoas estranhas quando saem e pode e deve ajudá-los a lavar regularmente as mãos".  

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas