O consumo de carnes processadas pode causar danos graves e irreversíveis no cérebro.
Os cientistas alertam que esses alimentos contêm conservantes perigosos e que por sua vez aumentam o apetite e ingestão de outros alimentos que também são pouco benéficos para a saúde.
Estes incluem alimentos ricos em amido, tais como pão, arroz, massa, bolachas e bolos.
Os dados apurados baseiam-se num estudo que incluiu mais de 600 indivíduos com mais de 65 anos do sul de França, sendo que cerca de um terço sofria de demência.
A professora e líder do estudo Cecilia Samieri, da Universidade de Bordéus, disse ao jornal britânico The Sun: "pessoas que desenvolvem demência apresentam uma maior probabilidade de ao longo da sua vida terem feito uma alimentação à base de carnes processadas, tais como hambúrgueres e salsichas, produtos de charcutaria e de alimentos ricos em hidratos de carbono refinados tais como batatas, bolachas e bolos e também de terem consumido mais bebidas alcoólicas".
Este último estudo sugere que a combinação do consumo de certos alimentos potencia o risco de demência.
Samieri acrescentou: "o modo como os alimentos são ingeridos - e não apenas a quantidade - é extremamente relevante para a prevenção da demência".
"Pessoas que não desenvolvem a doença neurológica geralmente acompanham carne ou peixe com alimentos como vegetais e fruta".
Há muitos anos que se sabe que manter uma dieta equilibrada e saudável, pobre em produtos processados, pode apresentar benefícios para o ótimo funcionamento do cérebro.