O 11 perfeito para ganhar o campeonato contra a equipa Covid-19
"Os Otimistas, tendem a olhar as dificuldades não como um obstáculo, mas como um desafio. Será o 'jogador' certo para defender as redes da baliza desta equipa de sucesso. Na defesa quatro jogadores: Sentido Crítico, Inteligência, Racionalização e Objetividade", afirma a psicóloga Vera de Melo, que partilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião que aborda com uma linguagem metafórica a situação que vivemos atualmente com a pandemia por Covid 19 e o mundo do futebol.
© DR
Lifestyle Psicóloga explica
Os campeonatos de todo o mundo estão parados… Os jogadores esses, estão, na sua maioria, em isolamento social a adaptar-se e a gerir a nova realidade.
No entanto surge um novo campeonato, a equipa favorita Covid-19. Também neste campeonato ganhará a melhor equipa e o segredo será a tática a usar.
Sugiro o 11 perfeito para ganhar este campeonato.
Num esquema tático 4-3-3, acredito que será fácil atingir o sucesso.
Na baliza Otimismo: otimismo para controlar pensamentos mais negativos e fatalistas. Otimismo para reagir de forma positiva e com esperança às notícias que lemos e ouvimos todos os dias. Os Otimistas, tendem a olhar as dificuldades não como um obstáculo, mas como um desafio. Será o 'jogador' certo para defender as redes da baliza desta equipa de sucesso.
Na defesa quatro jogadores: Sentido Crítico, Inteligência, Racionalização e Objetividade.
Sentido Crítico para gerir e selecionar a quantidade de informação que quer ler e ouvir. Há imagens e palavras que reforçam os nossos medos, intoxicando-nos de 'desinformação'. Privilegie fontes oficiais que nos mantenham informados, mas não obcecados.
Inteligência, inteligência para discriminar o certo do errado, para perceber a quantidade de informação falsa que lê e vê todos os dias. Em tempos de crise irão sempre existir teorias conspiratórias, rumores, malentendidos, será a inteligência o jogador certo para o defender contra o vírus das fake news.
Racionalização, para agir perante os pensamentos automáticos negativos que afloram à nossa mente e para gerir os medos. Procurando factos, racionaliza os pensamentos, acalma e tranquiliza.
Objetividade para avaliar de forma realista a realidade e agir num estado de calma psicológica. A ansiedade faz parte de nós e, como tal, tem uma finalidade e uma importância. Graças a ela, reagimos diante dos perigos e garantimos a nossa sobrevivência. Nesta fase, a ansiedade deve ser a nossa aliada, uma 'verdadeira amiga' e não uma inimiga que intensifica as preocupações e nos leva a comportamentos desajustados e até completamente ilógicos. A objetividade também é importante para eliminar a culpa. Nas primeiras semanas é natural ter dificuldades de foco, é o seu corpo e mente que se estão a habituar à nova realidade, são demasiados papéis a desempenhar sem que estivesse preparado para tal. O segredo é ser flexível sem esquecer as suas responsabilidades.
© DR
Grande parte do jogo de futebol decide-se no meio campo. No meio campo, três jogadores: Realidade, Criatividade e Consistência.
Realidade - Para olhar para a situação atual com equilíbrio e bom senso. Avaliar o risco, agir em sintonia, sem recorrer a mecanismos de defesa psicológica, negando o risco, ou hipervalorizando-o, ou sem o tornar no nosso único pensamento.
Criatividade, para tornar cada dia único. Será o jogador secreto para uma abordagem construtiva e positiva que nos levará à vitória.
Consistência - Se há algo que aprendemos nos últimos dias é que não é possível controlar o futuro. Esta incerteza e ausência de controle gera ansiedade. Para ajudar a combater este estado o jogador consistência vai fazer a diferença. Se a incerteza gera ansiedade a consistência, pautada por rotinas, dá segurança e tranquiliza.
Por fim, três jogadores no ataque a Comunicação, a Esperança e Empatia.
Comunicação. É normal sentir-se triste, stressado, confuso, assustado ou zangado num período de crise. A comunicação ajuda a elaborar esses sentimentos e emoções, encontrando formas de os gerir e controlar. Contacte os seus amigos ou família, crie uma rede de apoio, partilhe a sua experiência.
Esperança. É importante aceitar que é natural estar ansioso com a mudança de rotina. Sintomas como a dificuldade em adormecer e acordar, baixa concentração e défice de produtividade são marcos da readaptação e não devem ser hipervalorizados. O choque inicial é algo esperado e natural, afinal existiu uma mudança significativa nas nossas vidas. O jogador esperança permite ter o foco certo, desenvolver paciência e compaixão, características que irão permitir continuar a sonhar com um futuro positivo.
Empatia. Para se colocar no lugar dos que o rodeiam, reconhecendo as suas necessidades, medos e anseios. Perceber os seus pontos de vista, minimizar o impacto dos seus comportamentos, desculpar gestos e ações menos próprias. Em suma, descomplicar.
No banco, o melhor treinador da atualidade, TU. Só tu conseguirás fazer a diferença e ganhar este campeonato. Vai ser duro, a concorrência é feroz, mas o trabalho em equipa, o alinhamento em torno de valores comuns fará a diferença.
Serás campeão nacional!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com