OMS indica duas fórmulas desinfetantes que detêm SARS-CoV-2 em 30 seg.
Na Alemanha, virologistas testaram e comprovaram que duas formulações sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) têm a capacidade de eliminar o novo coronavírus, que causa a doença da Covid-19, em apenas 30 segundos.
© Shutterstock
Lifestyle Organização Mundial de Saúde
Desde o ínicio da pandemia da Covid-19 que há uma preocupação acrescida com a higiene, sobretudo das mãos, o que por sua vez gerou em todo o mundo uma procura desenfreada por produtos desinfetantes como álcool em gel.
Nesse sentido, e para atenuar a carência desses produtos, que nem todos os indivíduos conseguem adquirir, a Organização Mundial da Saúde divulgou duas fórmulas desinfetantes altamente eficientes contra o SARS-CoV-2.
De forma a apurar a eficácia ou não dessas preparações, uma equipa de investigadores virologistas na Alemanha testou as substâncias, expondo o novo coronavírus durante 30 segundos a esses desinfetantes.
"Este limite de tempo foi estipulado tendo como base os conselhos dados para desinfetar as mãos", afirmou Stephanie Pfänder, líder da análise laboratorial e professora do Departamento de Virologia Médica e Molecular da Universidade Ruhr-Bochum, num comunicado divulgado à imprensa.
Ao conduzirem a experiência os investigadores constataram que o novo coronavírus foi eliminado em 30 segundos. Concluindo que as formulações sugeridas pela OMS são de facto eficazes, nomeadamente os seus principais ingredientes o álcool etanol e isopropanol.
Mas afinal, quais são essas fórmulas?
Uma delas inclui 80% em volume de etanol, 1,45% em volume de glicerina e 0,125% em volume de peróxido de hidrogénio. Entretanto, a outra contém 75% em volume de isopropanol, 1,45% em volume de glicerina e 0,125% em volume de peróxido de hidrogénio.
Entretanto na Alemanha, as farmácias já receberam a devida autorização para fabricarem produtos com as receitas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com