Podemos culpar a coagulação sanguínea pelas mortes por Covid-19?
Várias equipas de investigação sugerem que os coágulos sanguíneos desempenham um papel significativo no motivo pelo qual algumas pessoas ficam gravemente doentes com a Covid-19.
© iStock
Lifestyle Covid-19
O número de mortes por Covid-19 continua a aumentar diariamente. Mas como o SARS-CoV-2 causa a morte é uma questão ainda pouco compreendida.
Relatórios clínicos mostram que pessoas com Covid-19 severa desenvolvem pneumonia, desconforto respiratório agudo e falência de múltiplos órgãos. Sabe-se também que a idade e as condições médicas subjacentes são factores que aumentam o risco de doença grave.
Numa coleção de artigos publicados na revista Radiology, os especialistas agora destacam que uma proporção significativa daqueles com Covid-19 grave mostra sinais de problemas na coagulação sanguínea, o que pode levar a complicações com risco de vida. O alerta é dado pelo jornal científico Medical News Today.
De facto, em declarações ao Daily Mail, um cirurgião cardíaco afirma que os coágulos são "provavelmente os responsáveis por uma 'grande quantidade' de mortes por coronavírus".
"Uma das coisas que estamos a aprender sobre a Covid é o quanto produz problemas de coagulação - ou seja, trombose - encontrados tanto nos grandes vasos quanto na microvasculatura'', disse o médico Paul Saunders, ao DailyMail.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com