Lavar os dentes antes de sair de casa combate Covid-19, alerta dentista

A pasta de dentes contém os mesmos ingredientes presentes em líquidos detergentes e em sabonetes para lavar as mãos, e atua como uma barreira protetora entre três a cinco horas após ser usada.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
12/05/2020 09:55 ‧ 12/05/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Covid-19

O professor e dentista Martin Addy afirmou em declarações ao jornal britânico The Sun on Sunday que lavar os dentes durante dois minutos antes de sair de casa contribui para diminuir o risco de infeção pelo novo coronavírus, causador da doença da Covid-19. 

"Fomos avisados acerca da importância de lavar as mãos, de modo a impedir a propagação do vírus quando tocamos inadvertidamente no rosto. Para mim é surpreendente que até ao momento ninguém tenha também frisado a importância da higiene oral", disse. 

Addy, professor na Universidade de Bristol, no Reino Unido, e votado anteriormente o dentista do ano, aconselha a lavar os dentes antes de sair de casa, seja para ir trabalhar, dar um passeio, ir às compras ou praticar exercício. 

Para o professor os profissionais de saúde ou assistentes em lares de idosos podem beneficiar tremendamente do simples ato de lavar os dentes com mais frequência. 

E acrescentou: "os cientistas que acreditam que devemos utilizar máscaras faciais de proteção enfatizam que a Covid-19 se dissemina através de gotículas de saliva. Somos ainda alertados para lavarmos as mãos de forma a evitar infetarmo-nos a nós próprios ao tocarmos na face".

"Mas o facto é que lavar os dentes constitui mais uma barreira contra o SARS-CoV-2". 

"A ação antimicrobiana da pasta de dentes na boca dura cerca de três a cinco horas e reduz a carga viral na saliva ou o risco de infeção por vírus que entram no corpo por via oral", concluiu o dentista Martin Addy

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas