Académicos da instituição de ensino superior University College London, no Reino Unido, afirmam que o estudo por eles realizado prova que higienizar adequada e regularmente as mãos pode servir como escudo contra o SARS-CoV-2.
Segundo a BBC, a equipa analisou os dados de 1.633 britânicos que haviam adoecido durante três invernos. Os participantes descreveram como era a sua rotina de higiene, e os cientistas identificaram várias infeções virais - provocadas por outros tipos de coronavírus - a partir da recolha de amostras do muco nasal.
No decorrer do estudo os investigadores apuraram que lavar as mãos frequentemente, nomeadamente entre seis a dez vezes por dia, reduz em 36% o risco de infeção comparativamente a quem não o faz.
Os especialistas afirmam que os dados apurados indicam que lavar as mãos combate eficazmente os coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2 que causa a Covid-19.
A investigadora Sarah Beale disse: "dado que a Covid-19 parece remeter para mecanismos de transmissão semelhantes a outros coronavírus sazonais, estes achados apoiam a tese do efeito protetor de higienizar bem as mãos durante esta pandemia".
"Também sabemos que quanto mais longa for a lavagem e o seu contexto, por exemplo antes de comer - menor o risco geral de influenza".
A pesquisa foi publicada no periódico Wellcome Open Research.