Atração fatal. Fumar aumenta recetores para coronavírus nos pulmões

O fumo é responsável por impulsionar os pulmões a produzirem a enzima ACE2 em quantidades mais elevadas. Sendo que esta enzima é usada pelo novo coronavírus ou SARS-CoV-2, que causa a doença da Covid-19, para se fixar nas células do corpo humano.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
21/05/2020 09:50 ‧ 21/05/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Covid-19 e tabaco

Fumo do tabaco e a enzima ACE2: pode dizer-se que se trata de uma verdadeira atração fatal ou uma relação de dependência com consequências potencialmente trágicas para o ser humano.

Um estudo realizado por investigadores do Laboratório Cold Spring Harbor, nos Estados Unidos, aponta que o fumo potencia os pulmões a produzir índices mais elevados de ACE2, a enzima 'preferida' do SARS-CoV-2 para se infiltrar nas células.

A descoberta, publicada na revista Developmental Cell, e divulgada pela revista Galileu, pode justificar o motivo porque os fumadores parecem estar mais suscetíveis de sofrerem de Covid-19. De acordo com um estudo publicado em abril, os fumadores apresentam uma probabilidade 14 vezes mais elevada de sofrerem de casos mais graves da infeção

"Começamos a reunir todos os dados que pudemos encontrar", afirmou Jason Sheltzer, co-autor do estudo, num comunicado emitido à imprensa.

"Quando reunimos tudo e começamos a analisar, vimos que tanto os ratos que haviam sido expostos ao fumo em laboratório quanto os humanos que eram fumadores registaram um aumento significativo da ACE2", acrescentou. 

O tabaco aumenta o predomínio de células caliciformes produtoras de muco que, por sua vez, produzem mais ACE2 nos pulmões e elevam significativamente a suscetibilidade ao SARS-CoV-2.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas