Os cães podem ser vegan? Enquanto alguns garantem que sim, muitos especialistas expressam a preocupação de que um plano de refeições vegan para cães não tenha os requisitos nutricionais necessários. Então, quem tem razão?
De acordo com a Hill's, a resposta é sim, podem, mas está longe de ser ideal. Tecnicamente falando, os cães podem sobreviver com um regime vegan ou vegetariano. De facto, embora se acredite que os cães são carnívoros como os seus ancestrais de lobo, isso está incorreto. Na verdade, os cães são realmente omnívoros e os seus sistemas digestivos são capazes de digerir e obter nutrientes de frutas e vegetais.
Por esse motivo, e pelo facto de alguns cães serem alérgicos a proteínas animais, veterinários prescreverão dietas sem carne. Ainda assim, a Hill's refere que a Universidade Tufts adverte que um plano de comida para cães desprovido de gorduras e proteínas animais é potencialmente perigoso e nunca deve ser implementado sem a supervisão de um profissional.
De facto, estabelecer um plano alimentar para cães sem carne e que contenha todos os nutrientes necessários é extremamente difícil, mesmo para nutricionistas veterinários. Há certas proteínas derivadas de produtos de origem animal que são difíceis, se não impossíveis, de encontrar numa dieta vegan.