É notório que as ruas estão mais cheias, o trânsito mais intenso e muitos de nós já se aventuram a ir à praia, visitar um restaurante ou simplesmente beber um café na esplanada, contudo a verdade é que este momento de relaxamento de medidas é igualmente um período de teste e de alguma forma perigoso.
O facto é que a ameaça de uma segunda vaga é algo bastante real, tendo em conta de que ainda não existe um tratamento específico para a Covid-19 ou uma vacina.
"Vai ocorrer um novo pico", referiu Chris Smith, virologista consultor na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
"À medida que, em vários países, damos ao vírus novas oportunidades para que se propague".
E o facto é que tal tem ocorrido em países que durante algum tempo tinham conseguido manter o novo coronavírus sob controlo. Tal é o caso da Coreia do Sul que assistiu a um aumento das infeções devido à abertura de discotecas e de bares na capital de Seul, no ínicio do mês de maio.
Contudo, existem atitudes simples que podem ajudar a manter o SARS-CoV-2 minimamente controlado e desse modo prevenir a ocorrência de uma segunda vaga.
Em parte, basta continuar a manter e a seguir algumas das medidas de prevenção que tem vindo a praticar nos últimos meses.
Eis, segundo um artigo publicado no jornal britânico The Sun, sete atitudes capazes de prevenir uma segunda vaga de Covid-19 e evitar a implementação de mais períodos de isolamento ou quarentena:
- Continue a manter o distanciamento social;
- Lave frequentemente as mãos com água e sabão (ou quando não for possível com gel desinfetante à base de álcool);
- Use máscara na rua e não só nos espaços fechados obrigatórios (tais como em transportes públicos ou em lojas);
- Evite multidões;
- Lave a roupa que veste, toalhas e roupa de cama regularmente;
- Evite circular à hora de ponta;
- Fique em casa se estiver a experienciar qualquer sintoma associado à Covid-19.