Passa muito tempo sentado? Tem maior risco de cancro, diz estudo

O estudo foi publicado na revista cientifica JAMA Oncology.

Notícia

© Shutterstock

Teresa David
19/06/2020 17:00 ‧ 19/06/2020 por Teresa David

Lifestyle

Saúde

Estar demasiado tempo sentado pode aumentar o risco de cancro, de acordo com um novo estudo publicado esta quinta-feira na revista cientifica JAMA Oncology.

"Este é o primeiro estudo que mostra uma forte associação entre não se mexer e a morte por cancro", disse a autora principal, Susan Gilchrist, professora no Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, citada pela CNN.

No entanto, substituir pelo menos 30 minutos de 'tempo de sofá' por atividades físicas leves, moderadas ou intensas pode diminuir esse risco, acrescentou.

Para chegar a esta conclusão, o estudo pediu que cerca de 8000 pessoas usassem um dispositivo de rastreio, ou acelerómetro, durante o período de atividade por sete dias consecutivos, entre 2009 e 2013. Nenhuma das pessoas tinha cancro no início do estudo.

Segundo os investigadores, após um acompanhamento de cinco anos, as pessoas mais sedentárias tiveram um risco 82% maior de morrer de cancro, em comparação com as que eram menos sedentárias, mesmo depois de ajustadas por idade, sexo e status da doença.

Aqueles que substituíram 30 minutos de 'procrastinação' por atividades físicas moderadas - como caminhar - reduziram o risco de cancro em 8%.

Leia Também: Bebe moderadamente? Tem "maior risco de cancro", diz estudo

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas