"Sabemos que a criatividade é uma ferramenta incrível e o século XXI vai precisar de todas as soluções criativas quantas forem possíveis", afirma Ellen Catherine Lucy Bowley, Designer LEGO Friends, do Grupo LEGO.
“A preocupação com o nosso planeta é cada vez maior nas crianças em todo o Mundo. Estão mais comprometidos em ver mudanças positivas que as gerações anteriores, por isso, a sua criatividade vai ser um factor determinante na ajuda a proteger a vida selvagem. Esperamos que esta iniciativa não só informe as crianças sobre os desafios que os exploradores enfrentam, como lhes mostre que mesmo a ideia mais simples e fora do comum pode fazer a diferença no Mundo real. O mais importante é ter uma atitude de 'SIM, EU SOU CAPAZ'. Assim, dedicamos a campanha às crianças com esta atitude, que são curiosas e querem aprender mais de forma a diferença para a nossa vida selvagem".
Os novos sets LEGO City e LEGO Friends, foram criados para alertar as crianças para a exploração do Mundo e a proteção das espécies em perigo, nas florestas e oceanos. O lançamento é apoiado por uma campanha, formulada juntamente com a National Geographic, que quer inspirar e incitar as crianças a explorar e a procurar soluções criativas para problemas reais que estão a destruir a natureza.
Para tal, a ação vai apresentar histórias de seis exploradores da National Geographic que criaram formas originais e surpreendentes de enfrentar problemas ambientais. Um destes exemplos é o de Dominique Gonçalves, uma das exploradoras que dá a conhecer a sua inovadora solução para impedir que os elefantes comessem a comida das aldeias em Moçambique: como os elefantes têm medo de abelhas, implementou um sistema de cercas de corda com colmeias de abelhas, que afastam os elefantes para longe das colheitas e da fúria dos habitantes locais.
O site da campanha já está disponível em inglês e em www.LEGO.com/exploretheworld. Adicionalmente, o Grupo LEGO já anunciou uma contribuição à National Geographic Society, com o intuito de promover a conservação das espécies e proteção dos oceanos.