As condições da pele podem estar ligadas a outros problemas de saúde. Quem o diz é a Healhty que explica como o eczema está ligado à depressão e ansiedade, a psoríase a doenças cardíacas e a rosácea ao Alzheimer.
Eczema: ligado à depressão e ansiedade
A comichão e as manchas vermelhas desta condição podem aparecer em várias áreas do corpo, como no pescoço, nas mãos, nos cotovelos internos... É muito comum e, embora muitas vezes apareça pela primeira vez em crianças, os adultos também podem desenvolvê-lo. Uma surpresa, no entanto, é o impacto do eczema na saúde mental, diz o dermatologista Jonathan Silverberg. "Muitos pacientes sentem que estão de mau humor ou têm um transtorno depressivo maior. Muito disso deriva de uma doença de pele", diz.
Psoríase: associada a doenças cardíacas
Esta doença auto-imune que causa manchas escamosas e ásperas na pele, também pode estar relacionada a alguns problemas graves de saúde. A ciência mostra que pessoas com psoríase grave têm 58% mais chances de ter um "evento cardíaco importante" e 43% mais chances de sofrer um derrame. "Pode haver certos marcadores inflamatórios envolvidos na psoríase e no desenvolvimento de placas nas artérias", diz Jonathan Silverberg.
Rosácea: pode estar ligada à doença de Alzheimer
A rosácea - uma condição marcada pela vermelhidão da pele - está associada a um risco aumentado de 28% de demência em mulheres, segundo uma pesquisa de 2016 da revista Annals of Neurology.