Um novo estudo, citado pela Eat This, Not That!, sugere que o exercício físico pode ser um componente chave na prevenção da perda de visão.
A pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia descobriu que o exercício reduziu, até 45%, o crescimento prejudicial dos vasos sanguíneos nos olhos de ratos de laboratório.
Esses vasos sanguíneos são muitas vezes responsáveis pela degenerescência macular - uma doença degenerativa da área central da retina que conduz a uma diminuição acentuada e irreversível da visão central - e várias outras doenças oculares.
"Há muito tempo que se questiona se a manutenção de um estilo de vida saudável pode atrasar ou impedir o desenvolvimento de degenerescência macular. Este estudo oferece evidências concretas do laboratório pela primeira vez", disse o investigador Bradley Gelfand.
Até ao momento, não está totalmente claro porque é que o exercício pode ajudar a melhorar a visão, mas os cientistas levantam a hipótese de que o aumento do fluxo sanguíneo para os olhos, durante o exercício, pode ser um dos muitos fatores que ajudam a impedir o crescimento excessivo de vasos sanguíneos.