A Regeneron, empresa de biotecnologia norte-americana, divulgou nesta segunda-feira, dia 6 de julho, o começo da fase 3 de testes clínicos do REGN-COV2, que consiste num cocktail de anticorpos que poderá prevenir e tratar a Covid-19, segundo informações divulgadas pela revista Galileu.
Nesta terceira fase os investigadores vão discernir qual a capacidade do cocktail servir como prevenção para o novo coronavírus. O estudo atual está a ser realizado em 100 sítios distintos e deverá incluir cerca de dois mil indivíduos nos Estados Unidos.
Entretanto, e conforme explica a Galileu, o fármaco já passou igualmente para as fases 2 e 3 de duas pesquisas que estão a investigar a habilidade do cocktail de anticorpos antivirais tratar doentes internados em hospitais e não hospitalizados.
Ensaios esses que vão integrar 1850 pacientes hospitalizados e 1050 não hospitalizados em cerca de 150 zonas nos Estados Unidos, no México, Chile e no Brasil.
"Estamos a realizar testes simultâneos de modo a avançar o mais rapidamente possível e fornecer uma potencial solução para prevenir e tratar infeções de Covid-19", afirmou num comunicado George Yancopoulos, diretor científico da Regeneron.
Em termos exatos, os anticorpos são proteínas produzidas naturalmente pelo sistema imunológico como reação inata a microrganismos prejudiciais, como o SARS-CoV-2 e outros vírus. Tratamentos sustentados em anticorpos pretendem potenciar a resposta imunológica, facultando anticorpos para combater agentes infecciosos que o organismo possa ainda desconhecer.
Os investigadores da Regeneron acreditam que o seu cocktail de anticorpos poderá estar disponível previamente à formulação de uma vacina eficaz contra a Covid-19.