O sexo do felino, é apenas um dos fatores que vai de algum modo determinar a sua personalidade, outros incluem fatores biológicos, como a genética (raça) e a idade; e fatores ambientais, como experiências e aprendizagens passadas, conforme explica um artigo publicado no portal especializado Perito Animal.
A personalidade das gatas
As fêmeas tendem a ser mais carinhosas e caseiras. Procuram mais o contacto físico e geralmente são protetoras com as pessoas que lhes são próximas. Perfil esse que advém do instinto inato de quererem ter abrigo para se sentirem protegidas no caso de terem uma ninhada, explica o Perito Animal. O que significa, que na maioria das vezes são menos tolerantes a mudanças devido à necessidade de manterem o ambiente que as rodeia sob controlo.
Outro ponto a ser lembrado é que as fêmeas apresentam períodos de cio, normalmente entre a primavera e o verão. Durante esses períodos sentem mais stress e ansiedade, miam com muita frequência (sobretudo à noite), podem marcar a casa com urina e fugir. Existe ainda a possibilidade de gestação, contudo tal pode ser resolvido através da esterilização do felino.
A personalidade dos gatos
O Perito Animal aponta que os machos são donos de uma personalidade mais independente, animada e enérgica do que as fêmeas. Os gatos têm regra geral uma vida sexual ativa, e se possível gostam de sair de casa em busca de fêmeas no cio.
Comportamento que tende a ser problemático, já que estão mais tentados a fugir.
Mais ainda, os gatos entram muitas vezes em conflito com outros machos competindo por território e fêmeas no cio. Tal significa, que o felino pode envolver-se em lutas e sofrer lesões, tais como arranhões e e cortes, facilitando por sua vez a contração de vírus e doenças.
Como tal, recomenda-se que castre o seu animal o mais rapidamente possível. Após esse procedimento irá sentir-se mais calmo, manso e afetuoso e a necessidade de marcar a casa com a urina (o eu território) irá diminuir.
Conclusão
Afinal, deve adotar um gato macho ou fêmea? Segundo o portal Perito Animal, não há uma resposta certa que indica qual é de facto melhor, isso dependerá somente do tipo de animal de estimação que está à procura.