Zona. "Esta doença pode ter grave impacto na saúde dos que a desenvolvem"

Falta de informação sobre a Zona em Portugal coloca população acima dos 50 em risco.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/02/2025 14:52 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, alerta em comunicado que a Zona "pode ter um grave impacto na saúde dos que a desenvolvem, muitas vezes com uma significativa diminuição da qualidade de vida". Defende também que "a Zona tem consequências ao nível da sustentabilidade do SNS [Serviço Nacional de Saúde], sendo a causa de múltiplos episódios de atendimento em contexto agudo (quer nos hospitais quer nos cuidados de saúde primários), recursos que poderiam ser poupados através da adoção de medidas de prevenção".

 

O risco de desenvolver Zona é também potenciado nos casos de trauma físico, stress psicológico agudo, exposição solar excessiva e hábitos de vida pouco saudáveis (tabagismo, alimentação desequilibrada, sedentarismo e sono insuficiente). 

Leia Também: O que é e como prevenir vírus que paralisou o cantor Justin Bieber

Um inquérito internacional, feito junto de pessoas com mais de 50 anos, de nove países, um dos quais Portugal, confirma que mais de metade das pessoas desconhece esta doença. Segundo dados deste estudo, 50% dos portugueses sentem-se mais jovens do que a sua idade, e 40% não se consideram em risco de desenvolver Zona, uma doença que pode afetar uma em cada três pessoas e leva ao internamento de uma pessoa a cada dois dias no nosso país. 

Questionados sobre o que é a zona, 63% dos inquiridos saudáveis em Portugal, que participaram neste estudo, dizem não ter grande conhecimento sobre o tema. Uma percentagem que é apenas ligeiramente inferior entre as pessoas com comorbilidades (60%), apesar de, para estas, o risco de desenvolver Zona ser ainda maior.

Leia Também: Nutricionista revela as melhores frutas contra o colesterol e hipertensão

Entre esta segunda-feira, 24 de fevereiro, e 2 de março, realiza-se a Semana de Sensibilização para a Zona, e nesse âmbito a GSK, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, lançam a campanha que tem como mote 'Uma dor que marca: vozes de quem sentiu a Zona', que pretende dar a conhecer os riscos e a gravidade da doença, partilhar mais informação sobre a doença e alertar para a importância da prevenção, que pode ser feita através da vacinação, do exercício físico e da gestão do stress, entre outros fatores.

Mas o que é a Zona? Trata-se de uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zoster, o vírus responsável pela varicela, e que, depois da manifestação da doença, que costuma acontecer na infância, permanece adormecido no corpo ao longo da vida. Com o envelhecimento natural do sistema imunitário, sobretudo a partir dos 50 anos, este vírus pode despertar, causando Zona.

Leia Também: O alimento que deve comer todos os dias de manhã para viver mais anos

Sofia Duque, da SPMI, considera que "apesar de uma parte considerável da população acima dos 50 anos não se sentir em risco, esta é uma doença que pode afetar portugueses que se consideram saudáveis e que devem estar alertas para a necessidade de prevenir esta doença e as suas complicações, que por vezes levam a um decréscimo acentuado da sua autonomia e alegria de viver".

O inquérito revela ainda que quase 40% dos inquiridos em Portugal não estão preocupados com a probabilidade de desenvolverem a doença, com menos de 10% a confirmarem uma grande preocupação, e mostra que são muitos os que desconhecem que  doenças crónicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença renal crónica, depressão, doenças oncológicas ou doenças autoimunes, aumentam significativamente a probabilidade de vir a desenvolver Zona, uma consequência do sistema imunitário mais fragilizado. 

Leia Também: Neurocientista elege a bebida que melhor faz ao cérebro. Costuma comprar?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas