Siga estas oito dicas e deixe a sua casa protegida durante as férias

Antes de rumar às merecidas férias prolongadas de verão, certifique-se de que a sua casa fica protegida. Para evitar "surpresas desagradáveis" no regresso, a Securitas Direct deixa-lhe oito conselhos que pode (e deve) seguir.

Notícia

© Shutterstock

https://www.securitasdirect.pt/
05/08/2020 12:45 ‧ 05/08/2020 por https://www.securitasdirect.pt/

Lifestyle

Segurança

Apesar dos tempos diferentes que vivemos é natural que muitos portugueses aproveitem, ainda assim, para desfrutar de umas férias de verão "cá dentro", como aconselha o Governo, mas fora de casa. É, por isso, normal que nesta altura nas grandes cidades muitas residências fiquem vazias e edifícios sem atividade comercial. Um sinal de férias, mas também de maior exposição a furtos.

Para ir de férias descansado e para evitar, no regresso, "surpresas desagradáveis", a Securitas Direct revela, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, oito dicas para deixar a sua casa em segurança.

Não deixe as janelas e portas abertas: Verifique "se todos os acessos da casa estão completamente fechados antes de partir de viagem".

Deve ter fechaduras com tranca para dificultar a sua abertura: As "fechaduras das janelas e das portas deterioram-se frequentemente com o tempo, por isso é importante verificar o seu estado com regularidade e, sobretudo", antes de partir para férias. "A porta deve ser sempre fechada à chave para evitar intrusões através do sistema de deslizamento".

Não deixe objetos de valor à vista, guarde-os num cofre: Objetos de valor no exterior da casa "chamam a atenção e são um fator de tentação para os assaltantes".

Reencaminhe as chamadas do seu telefone fixo para o telemóvel: Um telefone que "toca sem parar indica que não está ninguém em casa.

Lembre-se de fechar a ligação do gás para evitar fugas;

Use domótica para que as luzes se liguem automaticamente: O recurso "a sistemas automáticos de iluminação, que liguem ou desliguem as luzes de dia e à noite, é uma forma eficaz de reduzir o risco de furto". A presença de luz significa, supostamente, a presença de alguém na residência.

Se viajar, mantenha a aparência exterior de casa habitada: "Deixar algumas persianas abertas ou pedir a um vizinho para recolher o correio poderão ser boas estratégias. Certifique-se de que o seu alarme está a funcionar corretamente. Quem não dispõe de um sistema de alarme, pode pedir a um familiar ou amigo para visitar a casa para verificar se está tudo em ordem".

A Securitas Direct reconhece, citando os dados do Relatório Anual de Segurança Interna, que os furtos têm registado uma "tendência de descida em Portugal", mas mantêm "picos de incidência nos meses de verão".

"A partida para locais de férias ou segundas habitações, a ausência de atividade nas propriedades industriais, bem como o encerramento de pequenas lojas de rua, facilitam a vida aos ladrões" que, de acordo com dados da Securitas Direct, optam pelo período da noite e/ou das "primeiras horas da madrugada, ao fim de semana, entre as 00h00 e as 05h00, para se introduzirem em propriedade alheia".

Por isso, antes de partir rumo às merecidas férias, lembre-se destes conselhos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas