O homem terá experienciado soluços durante vários dias, e não terá sido afetado por qualquer outro sintoma - apesar, de ter testado positivo para a Covid-19.
Segundo informações divulgadas pela jornal britânico The Sun, o homem de 62 anos da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, foi admitido no hospital em abril, altura em que os médicos notaram que o indivíduo havia sofrido uma perda de peso acentuada inexplicável.
Leia Também: Anantema. Manchas vermelhas na boca podem ser novo sintoma de coronavírus
Em conformidade com o relatório médico, publicado no American Journal of Emergency medicine, o homem sofria de diabete mas não padecia de febre, ou dores de garganta.
Todavia, havia experienciado soluços persistentes por quatro dias e quando foi submetido a um teste à Covid-19 - os resultados demonstraram ser positivos.
Biologicamente falando os soluços são uma condição involuntária que pode ser provocada pela ingestão de determinados alimentos, emoções fortes tais como excitação ou stress.
Atualmente a DGS e a Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinham que os principais sintomas do coronavírus SARS-CoV-2 consistem em febre, tosse persistente, dores musculares e perda de olfato ou paladar.
No caso que decorreu em Chicago, à chegada do homem às urgências este apresentava uma temperatura de 37.3ºC e o ritmo cardíaco registava os 96 batimentos por minuto.
De seguida os médicos realizaram um exame aos pulmões e detetaram a presença de opacidades em vidro fosco, que por sua vez indicam que a pessoa está com dificuldades severas relativamente ao funcionamento da capacidade pulmonar.
Exames subsequentes apuraram que estas irregularidades estavam disseminadas pelos pulmões.
O paciente terá sido então admitido num quarto isolado onde terá recebido tratamento para uma possível pneumonia. Adicionalmente, foi submetido a um painel respiratório viral e uma amostra terá sido enviada para análise em laboratório de modo a entender se estaria doente com Covid-19.
Posteriormente, o homem foi admitido na unidade médica destinada à Covid como pessoa sob investigação.
Ao chegar a essa unidade foi-lhe medida novamente a temperatura que se encontrava nos 38.4ºC, o ritmo cardíaco do paciente também havia subido até aos 104 batimentos cardíacos por minuto.
O paciente terá então testado positivo para o SARS-CoV-2.
De acordo com o relatório médico: "apresentamos desta vez o caso de um homem de 62 anos com soluços persistentes como principal sintoma da Covid-19".
"Do nosso conhecimento, trata-se do primeiro caso de soluços persistentes num paciente que testou positivo para a doença na história da literatura médica".
Os médicos do hospital Cook County Health, em Chicago afirmaram ainda que pessoas que apresentam soluços persistentes não devem ser ignoradas.
Acrescentando: "os clínicos devem ter em atenção que ainda se trata de uma doença sobre a qual temos muito a descobrir, incluindo relativamente a sintomas".