O desinfetante para as mãos tornou-se indispensável em tempos de pandemia. Mas, ainda que sejam cruciais para os humanos, o produto à base de álcool pode ser prejudicial para os nossos animais de estimação, incluindo os cães.
Embora não exista nenhuma evidência de que os cães possam transmitir Covid-19 para as pessoas, muitos donos ainda usam desinfetante nas patas dos seus cães, o que pode, sem saber, levar a grandes problemas de saúde - ou até mesmo à morte, alerta a Reader's Digest.
Isto porque o etanol, presente em muitos desinfetantes, pode ser tóxico quando ingerido. Como os cães tendem a lamber áreas do corpo quando se sentem desconfortáveis, o desinfetante, mesmo com o seu sabor desagradável, fará com que o cão continue a lamber as patas até que a sensação anormal desapareça. Os animais de estimação podem desenvolver uma série de anormalidades, como uma queda na temperatura corporal, frequência respiratória e açúcar no sangue, bem como depressão neurológica, coma, convulsões e (potencialmente) morte.
Leia Também: O melhor momento para castrar cães depende da raça (e não tanto da idade)