As bananas maduras são, por exemplo, oito vezes mais eficientes quando o intuito é fortalecer o sistema imunológico, conforme explica o portal Melhor Com Saúde.
A verdade é que o valor nutricional desta fruta muda à medida que amadurece.
Tenha em mente, que quando o amido se transforma em açúcar simples, a banana por sua vez amadurece e torna-se de mais fácil digestão.
No entanto, e segundo o Melhor Com Saúde várias pesquisas já comprovaram que o processo de amadurecimento faz com que o alimento perca muito do seu valor nutricional, incluindo minerais e vitaminas benéficos para o organismo.
Porém, um estudo recente apurou que ao amadurecer, a banana também produz diversos antioxidantes e ganha propriedades anticancerígenas.
A banana amarela e com manchas escuras, fabrica a substância TNF (fator de necrose tumoral), poderosa no combate às células malignas. Por outras palavras, e de acordo com aquele estudo quanto mais maduro estiver o fruto, mais benéfico é na luta contra o desenvolvimento de cancro.
Por outro lado, quem sofre de pré-diabetes ou diabetes, e quer evitar o aumento dos níveis de açúcar no sangue, deve neste caso comer a banana ainda verde.
Isto porque quanto mais madura, mais doce fica a banana. Tal ocorre, devido às enzimas que compõe a fruta e que gradualmente se convertem em amido. Com o amadurecimento, esse amido transforma-se em sacarose, a glicose e a frutose - ou seja, em açúcar.