A fibra desempenha um papel significativo no controlo de peso a longo prazo. Mas como?
A fibra é realmente indigesta - ela atravessa o seu sistema. A fibra é parte do carboidrato encontrado nas paredes das células vegetais, razão pela qual as fontes comuns são frutas, vegetais, feijão, leguminosas, folhas verdes e muito mais.
"Existem dois tipos, solúvel e insolúvel", diz a especialista Amy Goodson, à Eat This, Not That!. "A fibra solúvel é o tipo que pode ajudar a saúde do coração, ajudando a reduzir o colesterol total e o colesterol mau. A fibra insolúvel auxilia na saúde gastrointestinal, agindo como uma 'vassoura' para ajudar a empurrar as coisas", acrescenta.
Devido à forma como se move pelo corpo, acelera o metabolismo e ajuda a que se sinta satisfeito por mais tempo. "Quando digere os alimentos, o seu corpo gasta calorias", diz outra especialista em nutrição, Tanya Zuckerbrot. "A fibra é indigesta, a fibra não tem calorias, mas o seu corpo tenta quebrá-la. Então, nessa tentativa, dá-se a termogénese. A termogénese é qualquer coisa que aumenta a temperatura interna do seu corpo e que, em última análise, afeta seu metabolismo. Portanto, quanto mais fibras come, mais rápido fica o metabolismo".
E não ficamos por aqui: a fibra pode ligar-se às toxinas do corpo - bem como às calorias e células de gordura que ingere - e eliminá-las.