Quando se encontra na privacidade de uma casa-de-banho, o distanciamento social geralmente não é uma preocupação. Apesar disso, um novo estudo descobriu que as casa-de-banho públicas podem expô-lo a vírus, como o SARS-CoV-2 (responsável pela Covid-19), a cada descarga. Investigadores na China dizem que os wc, mais concretamente os urinóis, podem espalhar partículas em questão de segundos.
Através de simulações feitas com um computador, os investigadores da Universidade de Yangzhou analisaram a rapidez com que essas 'nuvens de vírus' alcançam a pessoa que está a utilizar o urinol. O estudo revela que cada descarga expõe os indivíduos às fezes e às gotículas presentes na urina. Eles acrescentam que isso é particularmente perigoso em situação de pandemia de coronavírus.
As descargas do urinol são muito piores do que as das sanitas
Qualquer descarga envolve uma série de processos que criam um movimento giratório com força suficiente para libertar aerossóis (gotículas) de volta ao ar. O relatório, publicado na revista Physics of Fluids, mostra que essas ondas são muito mais 'violentas' nos urinóis e “manifestam um tipo de disseminação externa, com mais de 57% das partículas a viajar para longe do urinol”, explica o autor Xiangdong Liu.
O autor do estudo afirma que essas partículas atingem usuários a coxa em apenas 5,5 segundos. A sanita normal atinge uma altura maior do que a coxa, mas leva cerca de 35 segundos para atingir uma pessoa.
“A velocidade de subida é muito mais rápida do que a descarga do vaso sanitário”, alerta o investigador.